Agora temos um encontro mensal, venha também.

Aproveite e faça um passeio de Maria Fumaça.

A Estação de Luís Carlos foi inaugurada em 1914 e tem esse nome em homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros (1880-1932). Nascido no Rio de Janeiro, o Engenheiro Civil e poeta mudou-se para São Paulo, onde foi Servidor Público da Estrada de Ferro Central do Brasil. Luís Carlos era Chefe do 2º Distrito de tráfego da Central do Brasil e foi ele quem autorizou a construção da Estação, atendendo ao pedido dos imigrantes que povoavam a região e precisavam embarcar a produção da lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo. Além de Engenheiro, Luís Carlos era talentoso com as letras, e aos 40 anos, lançou seu livro “Colunas” e mais três livros que o conduziram para a Cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras em 1926.

De arquitetura simples, a Estação apresenta as típicas fachadas das estações inglesas de características próprias do século XIX.

As casas que rodeiam a Estação Luís Carlos começaram a ser construídas na década de 1920, e até hoje compõem um conjunto coeso, testemunhando esta história. A Prefeitura de Guararema tombou 20 fachadas destas construções, por seu valor histórico e artístico. Hoje os prédios abrigam empreendimentos comerciais como cafeteria, sorveteria, bistrô, bar, creperia, entre outros.

A Igreja de São Lourenço foi construída em 1906 em homenagem a São Lourenço, o santo espanhol, também conhecido como Lourenço de Huesca ou Valência. O Santo foi um dos sete primeiros diáconos da igreja católica no século III e é considerado um mártir, por ter sido queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha, defendendo os cristãos.

A construção da Igreja foi feita graças às doações de famílias tradicionais da região. A Festa, em homenagem ao Santo, é celebrada em 10 de agosto.

Atualmente, a Vila de Luís Carlos conta com diversos comércios, entre sorveterias, restaurantes e lanchonetes, além da Estação Ferroviária, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) entre outras atrações.
Horário de Funcionamento dos prédios públicos: sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.
Horário dos comércios: sábados, domingos e feriados das 9h às 20h (sujeito a alterações).

Click na imagem para conhecer mais do passeio de Maria Fumaça.